sexta-feira, 2 de julho de 2010

Um Passado Dinâmico





Um passado não é simples passado, é presente e futuro. Um passado dinâmico, com flexibilidade entre acontecimentos que ocorreram num tempo anterior mas cujas consequências dos mesmos, sendo o Universo uma cadeia de ligações imprevisíveis, podem afectar-nos no presente ou no futuro. As ramificações de um único acontecimento podem estender-se por quilómetros e quilómetros de vida sem que por vezes tenhamos noção disso.
 A ideia de um passado absoluto é comum, o que foi não volta a ser, ficou num tempo anterior. No entanto é sempre bom perspectiva-lo num sentido mais flexível, mesmo por uma questão de optimismo, como diz o velho ditado "há males que vêm por bem" e vice-versa. O pior acontecimento das nossas vidas poderá eventualmente ter como consequência algo de bom no futuro. Aliás, sendo que tudo na vida vem acoplado de um pouco de experiência, um passado que se estende na linha temporal acaba por ser constantemente enriquecedor.
 É mais uma ideia que acaba por vir integrar uma perspectiva de ver tudo o que nos rodeia, porque a vida é o que fazemos dela, nada se altera ao dizer que o mundo é mau ou bom, pois a estratégia de como o enfrentar somos nós que a traçamos.
 Haverá quem diga que é fácil falar, e é, uma vez aceites e compreendidas as ideias. Posteriormente não só é fácil falar como é fácil meter em prática, visto que a melhor ferramenta de trabalho do ser humano são as ideias. Falem-me das injustiças do mundo, elas não vão desaparecer nunca, somos demasiados, as ideias divergem para infinitos sentidos, sem que no meio de tudo exista certo ou errado. Assim, o melhor é aceitar que elas existem e inclui-las como parte da Brincadeira, nunca sabemos até que ponto essas injustiças prepararão o nosso futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário